Ninja Gaiden 3

10/06/2011 09:50

 

Antes mesmo da E3 começar, Ninja Gaiden 3 já era um dos jogos mais comentados da feira. A Sony e a Tecmo Koei realizaram um minievento antes do início da Electronic Entertainment Expo 2011, no qual a nova edição da popular franquia de hack n’ slash foi demonstrada para todos os presentes.

O título é a primeira produção do Team Ninja sem o comando do lendário Tomonobu Itagaki que deixou a empresa após um longo processo litigioso. Mesmo assim, pelo que pode ser conferido ao longo da E3 2011, Ninja Gaiden parece manter o padrão de qualidade esperado pelos fãs.

A jogabilidade ganha algumas novidades, mas não difere demasiadamente das edições anteriores. Os visuais são outro ponto alto, mostrando em todos os detalhes a mutilação e sanguinolência típicas da franquia.

A demonstração acompanhou Ryu em um cenário similar ao leste europeu, em uma cidade repleta de ninjas paramilitares e robôs gigantes. Aqui já fica evidente uma das grandes novidades da jogabilidade e um dos elementos chave da história: o braço infectado de Ryu.

Aparentemente, o protagonista da série, Ryu Hayabusa, foi infectado por algo maligno. Essa “maldição” que habita em Ryu está consumindo o herói, no entanto, também confere poderes extraordinários. Assim, o jogador deverá equilibrar bem o uso dessa força sobrenatural, para que ela não se descontrole e tome conta de Ryu.

Salvo por essa nova dinâmica de energias, a jogabilidade segue inalterada. Os ataques e a própria forma como os inimigos reagem as suas investidas estão iguais as das outras edições. Como das outras vezes o sangue encharca a tela e para progredir o jogador deverá dominar as diferentes combinações de golpes; não basta massacrar os botões aleatoriamente.

As execuções estão ainda mais brutais e desta vez o jogo ainda conta com alguns movimentos contextuais, uma espécie de “quick time event” que permite eliminações instantâneas, contra-ataques ou esquivas. Como já era de se esperar, Ninja Gaiden 3 possui um esquema de combate elaborado que somente os mais dedicados conseguem dominar.

Todavia, desta vez as coisas estão ainda mais complexas. Em Ninjas Gaiden 3 você encontrará dois botões de defesa: um para golpes normais e outro para os ataques mais fortes. Isso significa que você deverá prestar muita atenção os combates, percebendo cada movimento do seu oponente para conseguir bloquear seus golpes com precisão.